Fórum do Socialismo

Fórum criado com o objetivo de reunir pessoas de Esquerda, principalmente as que tenham uma visão socialista/marxista e anti-imperialista.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 A Guerrilha Comunista-Maoísta na Índia

Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 196
Data de inscrição : 02/11/2015

17062018
MensagemA Guerrilha Comunista-Maoísta na Índia



Desde o ano de 1967, com a eclosão do Levante Agrário de Naxalbari, na aldeia de Naxalbari, dirigida por militantes comunistas, o Partido Comunista da Índia (Maoísta) conduz uma revolução armada mediante a Guerra Popular Prolongada para derrubar o velho regime semicolonial e semifeudal indiano e fundar uma República democrático-popular, tendo como perspectiva a construção do socialismo e do comunismo.

Desde o final da década de 1980 e início da década de 1990, o velho Estado reacionário indiano tem aprofundado a aplicação das políticas neoliberais do Consenso de Washington, o que tem se traduzido na entrega cada vez maior de terras das comunidades camponesas e indígenas para grandes mineradoras, projetos industriais e na destruição do meio ambiente para satisfazer o lucro de madeireiras e das construtoras de barragens.

O Estado reacionário indiano tem levado a cabo a odiosa "Operação Caçada Verde" como forma de militarizar as comunidades rurais não apenas para entregar as terras dos camponeses e indígenas aos grandes capitalistas e fazendeiros como também para tentar, fracassadamente, derrotar a Guerra Popular dirigida pelo Partido Comunista da Índia (Maoísta). Como resultado da guerra suja feita pelo Estado indiano contra as massas rurais, já se calcula em mais de 5 milhões o número de refugiados internos. Nesta guerra suja, o Estado reacionário não se limita a utilizar seu próprio exército para massacrar as massas, mas emprega também grupos paramilitares de extrema direita, como a famigerada "Salwa Judum".

O presente documentário foi filmado na região central da Índia, considerado pelas classes dominantes indianas como o "Corredor Vermelho", em razão de nesta região se concentrarem as principais bases de apoio do Partido Comunista da Índia (Maoísta) e seu exército popular, onde atualmente vivem cerca de 40 milhões de pessoas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://socialismo.forumeiros.com
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

A Guerrilha Comunista-Maoísta na Índia :: Comentários

Nenhum comentário.
 

A Guerrilha Comunista-Maoísta na Índia

Voltar ao Topo 

Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum do Socialismo :: Multimídia :: Documentários-
Ir para: